No Hub FS agora também tem cursos!

COMO SE ADEQUAR ÀS NORMAS SANITÁRIAS E GARANTIR A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SEGUROS…

Objetivo

Habilitar os profissionais que manipulam alimentos em todas as etapas do processo, a fim de que adotem práticas adequadas de organização e higiene necessárias para garantir a produção de alimentos seguros.

Público

Manipuladores de alimentos que trabalham em hospitais , restaurantes comerciais, panificadoras, lanchonetes, cozinhas industriais e domésticas, supermercados, empresas armazenadoras e transportadoras de alimentos, comida de rua,“foodtrucks”,”buffets”, eventos gastronômicos e afins.

Justificativa

Os hábitos de vida modernos, as condições de trabalho e de locomoção dentre outros fatores, contribuem para que as pessoas realizem suas refeições fora de suas residências. Ao mesmo tempo que se tem um público cada vez mais bem informado e exigente, os riscos embutidos na alimentação em estabelecimentos comerciais aumentaram na mesma proporção. Tais circunstâncias colaboraram para o desenvolvimento dos serviços de alimentação, e trouxeram à tona uma preocupação a mais para os profissionais responsáveis pela segurança alimentar onde o atendimento à demanda e o oferecimento de alimentos palatáveis, saudáveis e seguros devem caminhar juntos. Diante deste cenário e de tantos fatores que podem tornar impróprios os alimentos para o consumo, fica evidente que os treinamento dos profissionais manipuladores de alimentos em Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos, conforme estabelecido em legislação própria ( Portaria Municipal SP 2610/11, Portaria CVS 5 de 09/04/13 – CVE e Resolução-RDC N° 216, de 15 de setembro de 2004), são necessários e fundamentais na garantia da qualidade higiênico-sanitária das refeições.

Palestrantes:

VERA CRISTINA SOARES

Possui graduação em Formação de Nutricionistas pelo Centro Universitário São Camilo (06/1984). Docente da Universidade Guarulhos (UnG) de 1987 a 2014, onde exerceu atividades de Coordenação de Curso e de Estágios, e docência das disciplinas  Patologia e Terapia Nutricional I, II e III da Graduação e da disciplina Vigilância Sanitária dos Alimentos na Pós Graduação – Curso de Vigilância Sanitária, no período de 2005 a 2014 . Funcionária Efetiva da Prefeitura Municipal de São Paulo de 1988 a 2017, onde atuou em atividades técnico-administrativas , de assessoria,  seleção de pessoal,  treinamento e qualificação em serviço, implantação de programas em Hospitais, Distritos de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Secretaria Municipal da Saúde-Gabinete e na Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS)  como Autoridade Sanitária na Vigilância Sanitária de Alimentos de 2004 a fevereiro de  2017.

MEIRE APARCEIDA CELESTE RIBEIRO

Possui graduação em Formação de Nutricionistas pelo Centro Universitário São Camilo (1982). Funcionária efetiva da Prefeitura do Município de São Paulo de 1983 a 2017, exercendo atividades técnico-administrativas na Secretária Municipal do Bem-Estar Social na coordenação e supervisão dos   programas de alimentação de centros de educação infantil, albergues para população de rua, centros de acolhida para crianças e jovens em situação de risco social, padarias e cozinhas comunitárias. Na secretária Municipal de Saúde, desde 2001, atuando nos Distritos Sanitários de Saúde e na Supervisão de Vigilância em Saúde (Suvis) como Autoridade Sanitária de Alimentos até março de 2017. Docente da Universidade de Guarulhos (UnG) de 2009 a 2014,  no Curso de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária na disciplina Vigilância Sanitária de Produtos e Serviços de Interesse à Saúde.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I – CONHECENDO OS ALIMENTOS

  •  Conceitos e Definições
  •  Classificação dos Nutrientes
  •  Alimentação e Saúde

II – NOÇÕES DE MICROBIOLOGIA

  • Definição de Microorganismos
  •  Fatores que interferem no desenvolvimento microbiano nos alimentos
  •  Doenças Transmitidas pelos Alimentos
  •  Tipos de contaminação

III – HIGIENE

  •  Higiene Pessoal
  •  Higiene das Mãos
  •  Higiene do Ambiente, Utensílios e Equipamentos

Programação:

Dia 29/06 (quinta feira) – Apresentação do conceito e definições, classificação dos nutrientes, alimentação e saúde

Dia 30/06 (sexta feira) – Noções de microbiologia, tipos de contaminação e tópicos de higiene e controles

As vagas são limitadas, portanto deverá ser realizado depósito de 30% no ato da inscrição com envio do comprovante de depósito. O restante pode ser pago com cartão no dia do curso.

Neste valor esta incluso, material, coffee break e certificado do curso.

Data: 29/06/2017 das 14:00  ás 20:00h

30/06/2017 das 14:00  ás 20:00h

Local: HUB FS – Rua Apinajés 1720- Perdizes

Inscrições até 23/06/2017 – Telefone- (11) 2476-6921 ou e-mail: contato@hubfoodservice.com.br

Valor: R$250,00 por pessoa