E-commerce e cozinha colaborativa foram as alternativas escolhidas pela Beleaf para iniciar um pequeno negócio de foodservice

Dois anos e meio atrás, a pequena empresa de produção e entrega de marmitas saudáveis iniciou as operações. Em setembro, o empreendimento vai se mudar para um espaço 10 vezes maior. A história de sucesso da Beleaf está pautada no uso eficiente dos recursos, soluções inovativas e, claro, pratos gostosos e saudáveis. A parceria com o HubFS e a opção pelas vendas online fazem parte deste cardápio.

Cozinha colaborativa para começar o negócio

“O Hub foi essencial neste processo”, diz Fernando Bardusco, fundador e CEO da Beleaf. O empresário diz que o investimento para montar uma cozinha industrial como todos equipamentos que a Beleaf necessita ficaria entre R$ 400 mil e R$ 500 mil. O jovem empreendedor e os sócios não dispunham deste capital dois anos atrás. A solução foi alugar a estrutura do HubFS e tirar o negócio do papel. Com o retorno da empresa já em funcionamento, será possível, agora, fazer a transição para um espaço próprio.

Vendas pela internet como opção de serviço

Nem todo empreendimento de foodservice precisa contar com uma área de atendimento ao cliente, como um restaurante. As vendas online com entrega são adotadas por novas empresas do ramo para reduzir custos iniciais ou como modelo permanente de negócios. É o caso da Beleaf. Os pratos são feitos na cozinha do HubFS. Os pedidos chegam pelo site ou pelo Whatsapp. E as entregas são realizadas por uma equipe contratada e treinada pela empresa.

Bardusco conta que foram quatro meses de pesquisa e planejamento antes da abertura da Beleaf para desenvolver o modelo de negócio da empresa. A solução veio depois de análise de mercado que mostrou o potencial de crescimento das vendas online no foodservice brasileiro. “De todos os pedidos de comida no Brasil, apenas 2% são feitos pela internet. Nos Estados Unidos, esse número está em 30%. A maioria, aqui, ainda está offline”, explica Bardusco.

E-commerce exige planejamento específico

Não é só entregar. No foodservice, o serviço de delivery tem que ser bem pensado para atender regras de segurança alimentar, higiene e conservação do alimento. Para cativar o cliente, os produtos também precisam chegar bonitos, na textura correta, com uma apresentação prática e atraente.

A Beleaf sabe disso e investiu em logística e na embalagem das marmitas. As entregas são feitas por uma equipe terceirizada treinada especificamente para esta demanda. A coordenação do delivery é realizada internamente na empresa.

A embalagem é outro ponto diferencial da Beleaf. Ela foi pensada para que tivesse coerência com a filosofia do negócio, que é voltado para o público jovem que se preocupa com uma alimentação saudável e também com o meio ambiente. As “quentinhas” são 100% recicláveis e 90% biodegradáveis. Foram desenvolvidas pela consultoria Marcas com Sal e são bonitas, funcionais e trazem a voz da empresa.

Expandindo o empreendimento

Depois de morar no HubFS por quase três anos, está chegando a hora da Beleaf alçar voos mais altos. A necessidade da mudança para a cozinha própria veio com o aumento dos pedidos. Hoje, o negócio produz 1.100 pratos por semana e o espaço de armazenamento na câmara refrigerada compartilhada começou a ficar pequeno.

A parceria, entretanto, continua. O HubFS é também um ponto de encontro de diferentes profissionais do setor e as redes formadas seguem rendendo frutos. Diris Petribu, arquiteta e fundadora da cozinha compartilhada e do StudioIno, será a responsável pelo projeto da casa nova da Beleaf. Bardusco diz ainda que os contatos estabelecidos no HubFS lhe deu acesso a diferentes fornecedores com os quais irá negociar a aquisição de equipamentos.

Além da nova cozinha, os planos para o futuro da empresa incluem a venda de produtos exclusivos para empórios e a abertura de um loja física que servirá de flagship, ou um chamariz, para os serviços da Beleaf.

Nada mal para uma empresa que começou dois anos e meio atrás em uma cozinha alugada.

Para marcar um evento ou alugar a cozinha colaborativa do HubFS:

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(11) 2476.6921

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