5 matérias que mostram o crescimento das dark kitchens

O delivery de alimentos já estava em alta antes mesmo da pandemia. Com isso, cresceu também a tendência das dark kitchens, cozinhas profissionais voltadas exclusivamente para as demandas da entrega. Mesmo com as dificuldades que vieram com a Covid, o setor de gastronomia começa a se recuperar e as “cozinhas escuras” se fortalecem como uma alternativa para gerar negócios.

O portal G1 fez uma matéria mostrando o que são as “cozinhas fantasma que só existem em apps de comida”. O texto conta que os restaurantes virtuais não têm loja nem fachada para o cliente, e fala que “esse tipo de estabelecimento tornou-se atraente para os empreendedores porque requer um investimento muito menor do que abrir um restaurante tradicional”.

Dark Kitchen é a nova tendência no setor de food service

O site Scuadra explica porque esse formato está sendo tão procurado. O custo mais baixo é um dos principais fatores.

1 – Custo reduzido: “Sem uma sala de jantar, o custo operacional é menor, não havendo garçons e outras despesas relativas ao salão”.

2 – Localização mais barata: “as cozinhas fantasmas não precisam se preocupar tanto com sua localização física quanto com um restaurante tradicional. Elas podem estar localizadas em áreas de aluguel baixos e espaços menores, economizando ainda mais”.

3 – Espaço dividido: “Outro ponto é que a “dark kitchen” pode ser compartilhada por vários restaurantes, de redes diversas, o que torna a operação de entrega via aplicativo, muito mais eficiente e econômica”.


4 – Liberdade para experimentar: “O conceito de “dark kitchen” também permite que os operadores experimentem a combinação de vários tipos de culinária em uma única operação de cozinha”.

As dark kitchens na pandemia

O UOL mostra que, com a necessidade de isolamento social, a demanda por entrega de comidas cresceu no Brasil.

“O conceito de porta a porta já existia antes, mas foi a pandemia da covid-19 que acelerou o processo. Uma pesquisa da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, mostrou que as vendas por entrega quase que dobraram entre janeiro e maio do ano passado em comparação com o mesmo período em 2019. Os gastos com os principais aplicativos de entregas de alimentos cresceram 94,67%, no período. Outro dado vem da ABF (Associação Brasileira de Franchising): a fatia do delivery no faturamento das franquias de alimentação dobrou, passando de 18% para 36% de março a agosto”.

Os diferentes tipos de dark kitchen

A revista Bares e Restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também fala da força das dark kitchens e mostra que a modalidade pode ser estruturada em diferentes tipos. São variações como as cloud kitchens, o coworking e o kitchen as a service, entre outros.

O crescimento continua

De acordo com uma pesquisa da Galunion, ouvida pela revista Consumidor Moderno, já existem mais de 9 mil pontos exclusivos de delivery, crescimento anual de 7,4% (entre 2014 e 2018),o  que representa o maior subnicho de alimentação direta ao consumidor. E a tendência é que essa expansão continue.

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